Ensino Fundamental II

Uma nova dinâmica de aulas e rotina de estudos surge a partir do Ensino Fundamental II. Professores especialistas ficam à frente do processo de ensino, possibilitando aos alunos contextos e vivências diversas em sala de aula. 

A proposta pedagógica do Ensino Fundamental II envolve o desenvolvimento de habilidades e a aquisição de competências propostas pela BNCC, que extrapolam a aquisição de conhecimento, pensando também nas habilidades socioemocionais. 

Nesta nova fase, os alunos passam a ter maior autonomia na realização de suas atividades e tarefas, bem como aumentam suas responsabilidades em relação às atividades escolares. 

Muitos momentos de interação e protagonismo em sala de aula passam a fazer parte da rotina dos alunos. 

Reproduzir vídeo

Proposta Pedagógica

A partir do 6º ano, uma nova rotina é estabelecida com os alunos. Vários professores especialistas convivem com eles diariamente e apresentam propostas diferentes, de acordo com suas disciplinas. As aulas acontecem em dois períodos, manhã ou tarde, e as disciplinas são: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Filosofia, Inglês, Educação Física e Artes, sendo que Alemão passa a ser opcional. Em relação às aulas de Línguas Estrangeiras (Inglês e Alemão extracurricular), as turmas são divididas de acordo com o aproveitamento. Dessa forma, os professores trabalham as dificuldades específicas, bem como as possibilidades de cada um. As aulas de Artes são divididas nas frentes: artes plásticas, teatro e audiovisual, também havendo divisão das turmas, o que possibilita que os alunos cursem duas frentes da disciplina por ano.

Dentre os vários projetos importantes desenvolvidos ao longo do segmento, destacamos os Estudos do Meio, que permitem a realização de atividades interdisciplinares e a vivência dos conceitos trabalhados em sala de aula. É também durante o Ensino Fundamental II que os alunos passam a se envolver mais nas Olimpíadas Acadêmicas e nas Oficinas sugeridas pelos professores. As aulas de Plantão e Reforço tornam-se aliadas ao processo de aprendizagem, pois permitem que os alunos tenham aulas extras, no contraperíodo, complementando os estudos de sala de aula.

Sala_de_Aula_EFIISala_de_Aula_EFII
......
......
......
IMG_4491IMG_4491
IMG_4426IMG_4426
IMG_4419IMG_4419
IMG_4195IMG_4195
IMG_0969IMG_0969
20220325_112030_HDR20220325_112030_HDR
0513_Aula_Yoga (8)0513_Aula_Yoga (8)
17_Salasdeaula (9)17_Salasdeaula (9)
17_Salasdeaula (8)17_Salasdeaula (8)
17_Salasdeaula (5)17_Salasdeaula (5)
06_EnsinoFundamentalII (3)06_EnsinoFundamentalII (3)
06_EnsinoFundamentalII (2)06_EnsinoFundamentalII (2)
06_EnsinoFundamentalII (1)06_EnsinoFundamentalII (1)

Aprendizagem socioemocional

Durante os nove anos de ensino fundamental, oferecemos muito mais que o aprendizado dos conteúdos acadêmicos obrigatórios. Nossas aulas são planejadas para que os alunos desenvolvam e ampliem seus conhecimentos cognitivos.

GOOGLE for education

Os recursos disponíveis através da plataforma Google for Education são amplamente explorados, tornando o dia a dia mais dinâmico, aumentando as possibilidades e facilitando a comunicação com a escola.

Inglês

A carga horária das aulas de inglês é estendida, contemplando cinco aulas por semana.

CAMBRIDGE INTERNATIONAL SCHOOL

Novas atividades extracurriculares são propostas, a partir do Ensino Fundamental II, como aulas de língua alemã e o Currículo Internacional.

Atividade extracurriculares

O aluno pode, também, se envolver em oficinas, aulas temáticas, cine-debates, olimpíadas acadêmicas, aulas de apoio e mini cursos, preparados pelos professores.

Projetos do Ensino Fundamental II

Cada ano do Ensino Fundamental II prevê um projeto que envolve diversas disciplinas e permite ao aluno o desenvolvimento de habilidades importantes em sua formação, como a comunicação, criatividade, empatia e trabalho em equipe.

Conheça o Colégio Rio Branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos mais capacitados para a vida, que tem orgulho de aprender.

RB Informa

Resumo: Na última quinta-feira, dia 21/03, os alunos do Colégio Rio Branco participaram do Concurso Canguru de Matemática 2024. Nas provas, foram apresentadas questões de raciocínio lógico e resolução de problemas...
Resumo: No último dia 21 de março, comemoramos o Dia Internacional da Síndrome de Down, data instituída pela ONU em 2011 como uma forma de conscientização global, para celebrar a vida das pessoas com a síndrome...
Resumo: No último mês, iniciamos as aulas do curso "Cinema, Sociedade e Democracia", componente integrante do Itinerário Formativo do Ensino Médio. Nele, os alunos exploram o cinema como o principal meio de...
Resumo: Nas primeiras semanas do mês de março, a professora de inglês Laís Farah propôs para as turmas do sexto ano uma atividade interdisciplinar envolvendo o Jornal Joca. Laís trabalhou com os alunos a matéria...
Pular para o conteúdo