Ensino Fundamental I

No Ensino Fundamental I, as aulas são estruturadas com atividades diversificadas, desenvolvidas especificamente para o trabalho dos conteúdos de oralidade, leitura, escrita, bem como operações básicas, lógicas e matemáticas. Nessa fase, inicia-se a introdução à consciência digital, baseada em valores que estimulam a colaboração entre os alunos no processo de ensino aprendizagem e ao trabalho colaborativo.

Reproduzir vídeo

Proposta Pedagógica

No Ensino Fundamental I, o aluno começa a consolidar a escrita, a leitura e o cálculo, aprendizagens imprescindíveis para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da expressão e da autoria. O ensino e a aprendizagem estão centrados no desenvolvimento de competências e habilidades, e as aulas são planejadas de acordo com a capacidade dos alunos em mobilizar recursos, resolver situações complexas e relacioná-las interdisciplinarmente.

O planejamento pedagógico é idealizado com o objetivo de integrar os conteúdos aos recursos tecnológicos, introduzindo a consciência digital. Os ambientes virtuais de aprendizagem favorecem a interação, a cooperação e a colaboração entre os alunos, o que os leva a adotar uma postura de compartilhamento do desejo de planejar, de construir e de aprender, e, ao mesmo tempo, a apostarem no trabalho colaborativo.

Considerando que a formação do indivíduo ultrapassa os aspectos cognitivos, visamos constantemente o desenvolvimento socioemocional de nossos alunos, realizando intervenções diretas (nos momentos em que ocorrem os conflitos diários) e indiretas (que se referem às ações preventivas e formativas planejadas constantemente).

13_ParqueEFI (3)-min13_ParqueEFI (3)-min
13_ParqueEFI (5)-min13_ParqueEFI (5)-min
08_EnsinoFundamentalI (2)-min08_EnsinoFundamentalI (2)-min
08_EnsinoFundamentalI (1)-min08_EnsinoFundamentalI (1)-min
Salas_de_Aula_EFI-minSalas_de_Aula_EFI-min
IMG_9774-2-minIMG_9774-2-min
IMG_0063-2-minIMG_0063-2-min
Cópia de 20211130-IMG_5227-minCópia de 20211130-IMG_5227-min

Aprendizagem socioemocional

Habilidade cognitivas e consciência digital

Aulas com atividades desenvolvidas especificamente para o trabalho de oralidade, leitura e escrita, bem como operações básicas, lógicas e matemáticas. Nessa fase, damos introdução à consciência digital, baseada em valores que estimulam a colaboração entre os alunos.

GOOGLE for education

Integramos os conteúdos dos componentes curriculares aos recursos digitais disponíveis por meio da plataforma Google for Education.

Filosofia

Um diferencial do colégio Rio Branco é a Filosofia que começa nas turmas de 2º ano.

Inglês

Organizada com carga horária estendida, com cinco aulas semanais, para que os alunos tenham maior contato com a língua, a disciplina é trabalhada de maneira integrada aos demais componentes curriculares.

Projetos do Ensino Fundamental I

Cada ano do Ensino Fundamental I prevê atividades e projetos específicos que envolvem diversas disciplinas e permitem ao aluno o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais em sua formação, como a comunicação, criatividade, empatia e trabalho colaborativo.

Conheça o Colégio Rio Branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos mais capacitados para a vida, que tem orgulho de aprender.

RB Informa

Resumo: Na última quinta-feira, dia 21/03, os alunos do Colégio Rio Branco participaram do Concurso Canguru de Matemática 2024. Nas provas, foram apresentadas questões de raciocínio lógico e resolução de problemas...
Resumo: No último dia 21 de março, comemoramos o Dia Internacional da Síndrome de Down, data instituída pela ONU em 2011 como uma forma de conscientização global, para celebrar a vida das pessoas com a síndrome...
Resumo: Após ótimo desempenho e dedicação no ano de 2023, nossos Alunos Tutores de Tecnologia Google receberam suas certificações!  O projeto tem como objetivo a capacitação dos alunos no uso das ferramentas ...
Resumo: As TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) já estão integradas ao nosso cotidiano e estão cada vez mais presentes na vida dos nossos alunos. Com isso em mente, torna-se imprescindível...
Pular para o conteúdo