RB Informa

Alunos do EF-9 têm roda de conversa com Izabele Alves de Lacerda, autora do livro “Eis os domingos”

Ao longo da semana passada, as turmas do EF-9 receberam Izabele de Lacerda, professora em nosso Colégio e autora de “Eis os Domingos”, para uma conversa sobre sua obra. O livro, uma coletânea de doze contos dos fatídicos ou triviais dias de domingo, integra a bibliografia básica de leitura dos alunos e foi  objeto de estudo nas aulas de Língua Portuguesa nos meses de fevereiro e março.

Em mapas circulares, as turmas tiveram a oportunidade de participar de uma roda de conversa com a Izabele, que compartilhou com eles como surgiu sua paixão pela escrita, o motivo da escolha de escrever contos em vez de outros gêneros literários e algumas curiosidades sobre os contos presentes no livro.

Encerrada sua fala, os estudantes puderam tirar suas dúvidas. Em maioria, as perguntas feitas eram sobre as motivações para a escrita, o processo de produção de um livro e o desfecho de algumas histórias, que foram interpretadas de diferentes maneiras. A autora os respondia afirmando que o fascínio dos contos é justamente a infinidade de interpretações. Por fim, Izabele autografou os livros dos alunos com uma dedicatória em cada um deles.

Quando perguntada sobre a mensagem que procurava transmitir com “Eis os Domingos”, ela respondeu: “Como ‘Eis os Domingos’ foi publicado a partir de um desejo de registrar a vida comum, cotidiana e, muitas vezes, banal, penso que foi uma forma de pegar o leitor ‘pela mão’ e fazer com que ele pudesse, com algumas situações narradas, se identificar ou até lembrar de algum momento por ele vivido que fosse parecido com aquele ali lido no livro.”

“Conversar com os alunos sobre o livro foi fantástico e também surpreendente. Quando um livro é publicado, ele passa a ser do leitor, que tem a sua interpretação e olhar para aquilo que tem em mãos; e foi exatamente isso que eu senti conversando com os alunos: o livro ganhou outros caminhos e vieses. Achei muito surpreendente a curiosidade deles em relação à capa, edição, publicação, inspiração, o tempo levado para que um texto esteja pronto, entre tantos outros assuntos que eles trouxeram. Foram encontros muito ricos e agradáveis!”, acrescentou ela sobre a experiência. Confira as fotos das quatro rodas de conversa!

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo